sexta-feira, 8 de março de 2013

Depois que o livro se fecha... O Príncipe ( Nicolau Maquiavel 1469-1527)


  

















Na minha opinião de merda...

O Príncipe foi uma leitura obrigatória para a disciplina de história moderna na faculdade. Há alguns anos, meu camarada Thiago e eu tentamos ler esse bicho de sete cabeças, mas foi um saco, pois se tratava de uma obra complexa de leitura pesada e pouco atrativo para quem quer ler somente para relaxar. Agora, apesar de ser uma leitura obrigatória, pude compreender melhor a mensagem do livro e acredite, gostei muito. Toda aforma de poder que conhecemos é baseada em Maquiavel. O termo "maquiavélico" surgiu exatamente por causa desse mano. Pouco teórico e totalmente prático, Maquiavel ensina todas as formas de manter o poder sobre vários tipos de principados, tudo é valido, contanto que se mantenha o poder.




  Na minha opinião de merda,  O Príncipe é uma obra fascinante, tanto que foi escrita em 1513 e publicada postumamente em 1532 e até hoje é considerada o primeiro manual de política da história. Bem , Seu Nicolau, um homem voltado a política e ao militarismo, escreveu um manul de 26 capítulos que ensinam como manter o poder de determinado reino ou principado. Não é uma leitura fácil  mas é fascinante as estratégias e artimanhas que Seu Nicolau ensina (jogadores de RPG devem ler). Para quem gosta de leitura sobre liderança, é uma boa, para quem gosta de história é "obrigatório". Apesar de ser uma obra tida como imoral, é praticada por todos os políticos que conhecemos,  mesmo aqueles que o criticam. Mas na minha opinião de merda, é um ótimo livro, quem gostou sabe do que estou falando, quem não gostou, escreva uma obra politica que sobreviva mais de 500 anos e arrume um nome mais da hora que Nicolauuuuuuu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário