quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Depois Que O Livro Se Fecha... O Caso Laura (André Vianco)

O Caso Laura





 O detetive particular  Marcel é contratado por anônimo e enigmático cliente para investigar Laura, uma mulher com o passado obscuro, e o homem que ela se encontra todos os dias. Quando Marcel passa a seguir os passos desse homem, ele se revela mais obscuro e misterioso que a própria Laura, dando início ao suspense.












Na Minha Opinião De Merda... Me tornei um grande fã de Vianco lendo suas obras vampirescas. E quando vi " O Caso Laura" não pensei duas vezes em comprá-lo, mesmo sabendo que não se tratava de vampiros. Eu quis conhecer essa escrita do Vianco voltada para o mistério. Confesso que até um pouco antes da metade eu estava curtindo muito, até mencionei para Thiago, o amadurecimento da escrita de Vianco. Até esse ponto o mistério tomava conta do livro. Os personagens estavam simplesmente enigmáticos e eles não se cruzavam diretamente na trama, os capítulos curtos aumentavam o suspense, mas até que... Um acontecimento entre os dois personagens principais fez a história toda descambar ladeira abaixo. Os capítulos de Lauras se tornaram muito chatos, e os seus diálogos com sua amiga ou com Marcel simplesmente me davam vontade de parar de ler ou de torcer para ela morrer logo. A personagem que era misteriosa no inicio se tornou infantil e bobona depois da metade. Marcel, o clássico detetive de mistérios policiais, se torna um bunda mole. Os personagens secundários são passados para escanteio. A única salvação que encontrei nesse livro foi o personagem Alan, um policial justiceiro que age conforme seus próprios valores. É um personagem fácil de se gostar e que se aproxima mais da realidade entre todo o mistério da trama. Uma coisa que eu sempre acho legal em um livro e que neste o Vianco fez muito bem, foi não revelar ao leitor a cidade ou ano em que se passa a história, mas como sempre as suas descrições de cenários ficaram ótimas. O lado fantasioso do livro não me convenceu muito, no geral, a ideia e as intenções da história são muito boas, mas na minha opinião, os personagens e os diálogos prejudicaram o "todo". 
Continuo fã do Vianco, mas não por isso vou elogiá-lo sempre, aliás acho que as críticas são mais construtivas do que a simples puxação de saco, ou simplesmente esse é um ótimo livro e que eu apenas não gostei. Mas vale a recomendação pelo autor, que para mim, fã de terror e mistério, é o melhor escritor brasileiro no seu estilo.






"Não obstante, mesmo com todo nosso empenho e poder, falhamos. Nem sempre as coisas saem como queremos, nem sempre temos toda a força necessária para aliviar o fardo de nossos alvos, nossos protegidos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário