terça-feira, 8 de abril de 2014

Será que falta de dinheiro é desculpa para não ler?

por Jeff_JunKHead

  Há um certo tempo conversando com um ex colega de trabalho, ele me disse que não entendia o motivo de as pessoas gastarem dinheiro com livros, já que poderia servir para algo mais útil, como uma compra de mercado ou uma conta de luz por exemplo. Um outro colega, que era extrememente apaixonado por leitura, me disse que não tinha sentido em comprar livros já que ele somente pegava emprestado na biblioteca. Um terceiro colega que sempre me via lendo, me disse que adoraria ler diariamente como eu, pois ele achava que deveria ser divertido, mas não podia gastar dinheiro com isso. Eu lhe disse para fazer um cadastro em uma biblioteca pública, mas ele me  disse não havia nenhuma perto de sua casa (o que era verdade), então lhe emprestei um. Mas o que aconteceu foi que ele nunca começou a ler e também não me devolveu meu livro. Então começei a pensar se realmente a falta de grana é motivo para não ler.



Uma questão importante: O livro no Brasil é caro?

Na minha opinião, depende do bolso de cada um. 40 reais é valor de importância diferente para muitas pessoas. Eu raramente compro um livro acima de 30 reais. Pois, consigo garimpar diversos preços até estarem de acordo com o que eu posso gastar num livro. Mas muitas pessoas (em seu total direito) gastam valores super altos. Acho sim que os livros no Brasil são caros e poderiam ter preços mais acessíveis em todos os locais, mas como já disse, podemos encontrá-los em diversos preços, do mais barato ao mais caro e com a mesma qualidade e na mesma rua.
 Bem, cada um administra sua grana do seu jeito, eu conheço pessoas (muitas pessoas) que gastam até 1.000 reais em um celular ou num par de tênis, mas que acham um absurdo gastar 40 reais em um livro. Então para essas pessoas os livros se encontram abaixo da tecnologia e da moda, e não são uma prioridade em suas vidas.
 Por outro lado, conheço pessoas que cada moedinha de cinco centavos que entram em suas casas devem ser planejadas no limite para sua própria sobrevivência. E quando se está no limite para comprar roupas e comida, livros não são tão importantes.

Outra questão importante: Então a biblioteca seria uma saída? 

Sim, seria uma ótima solução para quem quer ler e não quer ou não pode gastar dinheiro. Mesmo comprando livros também frequento a biblioteca. É um ótimo ambiente, onde a leitura não se resume a livros, onde encontra-se, jornais, revistas, HQs, gibis, livros infantis e até acesso à internet.

Mais uma questão: E quem não tem acesso a uma biblioteca?
Pois é, parece irreal, mas em pleno ano de 2014, muitos, inúmeros bairros não tem bibliotecas ou centros culturais acessíveis a sua população. E qualquer pessoa que pelo menos faz ideia de que país é esse Brasil, sabe que incontáveis ESCOLAS, NÃO POSSUEM BIBLIOTECAS.

Conclusão
Existem muitos livros bons que são mais baratos do que uma coxinha e acho que a falta de grana só é uma desculpa para não ler quando a pessoa se enquadro na questão acima. Aí você me pergunta:

O que fazer? 
Estádios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário