segunda-feira, 6 de maio de 2013

Depois Que O Livro Se Fecha... Cinco Semanas Em Balão (Júlio Verne 1828 - 1905)


Essa é a primeira obra literária do francês Verne, publicada em 1863. Como em todas as obras que seguem esta, a estória relata uma grandiosa viagem, esta em questão, tem por objetivo a travessia do continente africano de ponta á ponta, tendo como veículo o balão Vitória, tripulado pelo inglês Dr. Fergusson, seu criado e amigo José (Joe em outras edições) e seu amigo caçador escocês Ricardo Kennedy (Dick Kennedy em outras edições. Eles pretendem descobrir as nascentes do Rio Nilo e chegar ao centro da África, onde nenhum homem branco jamais estivera. Aventuras, suspense e cenas engraçadas não faltam nessa bela obra.


Júlio Verne, quando criança, era um devorador dos livros que sua mãe possuía, aos oito anos mais ou menos, tinha uma professora que era apaixonada por estórias fantásticas e as narrava para seus alunos, Júlio talvez fosse o mais atencioso, pois ao fim das aulas organizava batalhas de piratas e aventuras com seus colegas. Seu pai, um grande advogado, queria que seu filho desse continuidade na profissão, e o enviou para Paris para estudar direito, mas o que aconteceu foi que Júlio conheceu muitos artistas e gastava quase todo seu dinheiro em livros. Em uma época em estórias fantásticas e a corrida da tecnologia faziam parte da mente dos europeus, Júlio decidiu unir a literatura, a tecnologia e a fantasia, se tornando o criador da ficção científica e um dos maiores escritores do mundo. Idiotamente a Academia Francesa não reconheceu Júlião como um de seus membros, mas o mundo todo, inclusive a Alice o reconhecem.




Na Minha Opinião De Merda... Mais um do velho sebinho... Mais um que tem lugar especial na estante. Bem, eu não acabei de ler esse livro, eu o comprei a uns dois anos atrás, mas gosto de pegar alguns empoeirados,  dar uma olhada, relembrar um pouco as aventuras e partilhar aqui no blog. Bem, eu já sabia que Verne era um grande escritor, mas como o  primeiro contato que tive, digamos assim, com uma obra sua, foi (ou melhor não foi) com um puta filme de merda estrelado pelo George da floresta, então, por preconceito, ou mesmo falta de curiosidade, passava batido nos livros de Verne, mas, um belo dia no sebo olhei para o livro o livro olhou pra mim e o comprei por cinco conto. E posso dizer que valeu cada centavo, pois Verne é um artista, a descrição que ele faz das paisagens são como filmagens na mente, algo simplesmente surreal, o carisma dos personagens, algo que eu admiro muito também é excelente.  Mas, o melhor do melhor, são as aventuras... Imagine-se voando de balão com dois amigos sobre lugares da África no séc. XIX em regiões onde os tribais nunca tinha visto um homem branco muito menos um balão, agora imagine-se cair com o balão em meio a uma guera de tribos canibais... É de tirar o folego. SIMPLESMENTE LEIAM!!! 


"Com uma das mãos mergulhava a lança nas compactas fileiras inimigas e com a outra abria grandes clareiras a golpes de machado. Em dado momento, jogou para longe de si a zagaia coberta de sangue, correu para um ferido cujo braço decepou de um só golpe, apanhou-o e, levando à boca, rompeu em furiosas dentadas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário