sexta-feira, 3 de maio de 2013

Depois Que O Livro Que Se Fecha... São Marcos De Palestra Itália (Celso de Campos Jr.)


Essa obra é uma pequena biografia de um grande profissional que marcou o futebol brasileiro e mundial, o rapaz de Oriente com jeitão de caipira, apreciador de música sertaneja, que por brincadeira de colegas teria chegado ao Palmeiras trocado por 12 pares de chuteira e que mais tarde ficaria conhecido como São Marcos e considerado por muitos um dos melhores goleiros do mundo em sua melhor fase.














Na Minha Opinião De Merda... Qualquer um que se atreva a falar mal da carreira de Marcos, ou não sabe nada sobre futebol, sobre profissionalismo ou mesmo é um rival que não da o braço a torcer. Mas são poucos os que não reconhecem esse cara como um excelente profissional, carismático e engraçado. Marcos se tornou  São Marcos e o maior ídolo da torcida palmeirense, e não foi a toa, com muita dedicação e anos de serviço prestado ao clube  com glorias, quedas, contusões e em seus últimos anos, carregando elencos que não estavam a altura do clube. Essa obra de caráter jornalistica escrita por Campos Jr. é uma biografia profissional de Marcos, desde sua chegada ao clube até o ano de 2011, quando o arqueiro ainda estava em atividade.  A obra acaba se tornando uma pequena biografia do Palmeiras também. Mas como se trata de um livro sobre Marcos, todos já esperam aquelas estórias engraçadas que ele contava em programas que faziam os jornalistas e espectadores racharem o bico, mas não, não nesse livro que tem um caráter jornalístico e como eu já disse é apenas uma biografia da vida profissional do goleiro. Mas ao todo é um ótimo livro, riquissimamente ilustrado e com depoimentos tirados de jornais. Apesar de eu admitir que esse livro me serviu muito mais para ter curiosidade em ler a outra biografia "nunca fui santo" de Mauro Beting, que todos sabem ficou muito mais conhecida e primeiro da lista por semanas. A única coisa de que não gostei, é que as imagens não são coloridas, algo que provavelmente encareceria ainda mais o livro, mas como eu já disse é um puta livro foda, escrito maravilhosamente bem e que eu não conseguia parar de ler. Leitura obrigatória para todo palestrino.







 "O Seaman ainda estava lá (Arsenal) e o Henry disse que ele era o goleiro do time, e que nem sabia quem era o Marcos. Respondi que ele não sabia porque a França não tinha chegado na final da Copa, senão ele ia saber"

Nenhum comentário:

Postar um comentário