quinta-feira, 16 de maio de 2013

Depois Que O Livro Se Fecha... Garibaldi e Manoela: Uma História De Amor (Josué Guimarães 1921 - 1986) *versão adaptada para novos leitores


Uma guerra pode ser tão cruel, que é capaz de interferir e até destruir o mais belo dos sentimentos, o amor.

Baseado em um cenário real, personagens reais, e um fato histórico real. Guimarães narra uma história de amor belo e triste em meio a Guerra dos Farrapos entre 1835 e 1845. Lembrando que está é uma versão adaptada para novos leitores.














Na Minha Opinião De Merda... Estava eu a pensar... Poxa, preciso conhecer mais os grandes autores brasileiros, aqueles que sempre tive um certo receio de conhecer, pois, sempre gostei de grandes aventuras, assassinatos, sangue e magia, coisas que praticamente não existem nos clássicos tupiniquins, mas... O tempo passa e os gostos vão evoluindo (para melhor eu espero). Até que encontrei em minha estante, onde ficam os meus livros e os da minha esposa, (que são mais femininos e melosos nhenhenhém) está edição que é de quando ela ainda era estudante. Ela me garantiu que era uma ótima estória, e que o cenário e o enredo estão além do título. E para completar, está é uma edição para novos leitores, ótimo para mim que desconheço muita coisa da literatura brasileira e me irrito fácil quando preciso consultar mil vezes o dicionário. Mas decidir encarar. Agora que terminei e como se trata de uma edição adaptada, eu me permiti me fazer duas perguntas:
1- O que eu achei da estória? Com certeza se trata de um caso de amor belo e triste, pois o tio de Manoela, nega o casamento com o italiano, quando os dois tinham certeza do amor que compartilhavam. Não é meu tipo de estória favorita, mas não posso negar que é boa. Outra coisa que gostei muito é que os personagens são reais, MAS... não se esqueçam que o autor dispõe de uma coisinha chamada liberdade poética,  então não podemos considerar os fatos narrados como verdadeiros e esse livro como uma fonte histórica fidedigna. Mas no geral gostei e vou procurar outras obras de Seu Guimarão.
2- O que eu achei da adaptação?  Eu gostei, pois, a linguagem está clara e fácil,  a narrativa está rápida e conta com boas ilustrações e mapas para auxiliar na localização dos fatos narrados. Tentei enxergar a obra como uma criança obrigada a ler esse livro para tirar uma boa nota... Dá pra ler numa boa, não é um bicho de sete cabeças. Também tentei ler como uma criança que pega o seu primeiro livro, e quer viajar pela leitura, posso dizer que gostei bastante e ia pedir outro para a professora. Então é isso aí, vocês que são mais grandinhos e menos preguiçosos e chatos que eu, procurem a versão integral, quando eu a tiver, sem dúvidas vou ler, qualquer arrependimento, eu falo.


"- Tu, que foste destinada a ser mulher de um outro!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário