sábado, 18 de maio de 2013

Depois Que O Livro Se Fecha... Triste Fim De Policarpo Quaresma (Lima Barreto 1881-1918) *versão adaptada para novos leitores


Policarpo é um brasileiro apaixonado por seu país e por tudo que seja realmente brasileiro, comida, música, cultura e tudo o que você possa imaginar. Só que esse sentimento fervoroso lhe trará grandes consequências, pois, neste país gigantesco, muitos preferem zombar dele e taxá-lo como louco. Para provar para si mesmo que é um bom brasileiro, se envolve em um conflito para ajudar o presidente, mas acaba perdendo as ilusões que alimentou durante toda sua vida.














Na Minha Opinião De Merda... Mais um da minha esposa, mais uma versão adaptada, mais uma grande descoberta para mim. Triste Fim, é uma obra que vou procurar lê-la na edição integral. O personagem principal, Major Policarpo Quaresma é um nacionalista fanático solitário que conta com uma única irmã como família e com pouquíssimos amigos, esse fanatismo que para ele é natural, acaba lhe trazendo sérios problemas, tanto na vida pessoal, quanto na vida profissional. Policarpo é apaixonado por estudos sobre qualquer tema que envolva o Brasil ou qualquer atividade que ele colocará em prática, em uma época que o simples fato de ler ou possuir livros era considerado apenas privilégios de doutor e quem não fosse deveria ser louco e que essa pratica deveria ser considerada crime (infelizmente isso não é obra do autor, esse pensamente realmente existiu e durou por muito tempo). Estudar e ajudar o Brasil a crescer, a isso ele dedica a sua vida, até que rompe em 1893 a revolta da armada, quando a marinha queria expulsar o marechal Floriano Peixoto do poder e restituir a monarquia. Policarpo entra na batalha como um patriota disposto a ajudar seu presidente e seu país  mas logo vai descobrir que não é nada patriótico tirar a vida de conterrâneos e assistir a fuzilamento de jovens inocentes. Um personagem sincero, cativante num cenário espetacularmente bem construído e uma leitura que convida a sua mente a fazer uma séria reflexão: o que é ser um bom brasileiro?





" Este teu irmão foi descobrir dentro de si muita ferocidade. Eu matei, minha irmã, e ainda descarreguei o revólver num homem ferido que gemia no chão. Quando me acertaram, o que mais doía era a minha consciência. Além disso, acho que todo meu esforço foi inútil."

Nenhum comentário:

Postar um comentário