terça-feira, 23 de abril de 2013

Depois Que o Livro se Fecha... Bellini e a Esfinge (Tony Bellotto)

Quando o Dr. Rafidjian , um renomado médico, vai até a agência de detetives de Dora Lobo, ele deseja saber o paradeiro da garota de programa Ana Cíntia Lopes. A incumbência logo vai parar nas mãos de Remo Bellini e de Beatriz, sua nova assistente. Só que o assassinato brutal do cliente muda o rumo das investigações, levando a dupla de investigadores a situações de risco e muita adrenalina. Buscando solucionar o crime, eles irão percorrer o submundo da noite de São Paulo, onde encontrarão Fátima, uma misteriosa prostituta que se envolve com Bellini. 













Na Minha Opinião de Merda... Uma agradável surpresa, este romance acabou superando todas as minhas expectativas. Já fazia um tempo que eu queria ler algum material do Tony Bellotto, e acabei adquirindo esse exemplar em um sebo, através do estante virtual na verdade, e felizmente acabou sendo uma das minhas melhores leituras desse ano, sem dúvidas. A estória acompanha a vida do detetive Remo Bellini, um fodido que sempre teve um relacionamento péssimo com o pai, já que seu velho, um advogado de respeito, não se permitia aceitar a profissão de seu filho, pois esperava que sua cria seguisse seus passos e consequentemente uma carreira de ¨verdade¨. Não bastasse isso, o cara ainda foi abandonado pela esposa. Bom, e é em meio a uma crise existencial que Bellini, regado a muito Blues e Jack Daniel´s, parte rumo á uma confusa investigação. Começando com os pontos positivos da obra, Bellotto escreve muito bem, e sabe como criar uma narrativa atrativa, em momento nenhum tive minha atenção desviada por achar determinado trecho maçante, a trama segue um ritmo bacana o tempo todo, e eu me via compelido a avançar a leitura de forma até compulsiva, tanto que li o livro em algumas poucas horas. Vale ressaltar também a atmosfera que ressoa dentro da estória, Bellotto conseguiu emular muito bem aquela pegada de romance policial, noir clássica de caras como Dashiell Hammet e Raymond Chandler. Outra coisa que sempre me agrada em um romance são referencias, e aqui são dezenas delas. Um lembrete legal pra quem é de São Paulo, é que você vai pirar, porque a todo momento o protagonista esta situado em algum local íconico da cidade. Rua Augusta, Av. Ipiranga, Rua da Consolação, Bairro do Bexiga, Edifício Italia, Av. Paulista e por aí vai... são muitos os lugares conhecidos dos paulistanos. Outra coisa muito foda também, pelo menos para mim que sou um grande fã de Blues, são as varias citações que rolam. Uma caracteristica bem marcante e que eu ainda não mencionei no texto, é que a estória se passa nos anos oitenta, mais especificamente em oitenta e três, e repetidas vezes, Bellini saca seu toca fitas para destilar os acordes de lendas como Muddy Waters, Albert King, Jhon Lee Hooker e o maior de todos Robert Johnson. E as referencias não ficam só no ambito musical, Belloto também brinca bastante com suas influencias literárias, sempre fazendo menção a personagens como Philip Marlowe, Dupin, Poirot, Sherlock Holmes e até ao escritor Dante Alighieri. A única coisa que não me agradou tanto foi a resolução do crime, entendo que poderia ter sido um pouco melhor elaborada, mas não é nada que tire o brilho da obra. Enfim, recomendação máxima para os amantes de romance policial da melhor qualidade e feito em território nacional.

Howling Wolf no toca fitas: ¨I´m sitting on top of the world...¨
Ouvi o som de dois carros se chocando na avenida Paulista, mas não tive certeza; eu já estava dormindo.

Um comentário: