terça-feira, 2 de abril de 2013

Depois Que o Livro Se Fecha... Histórias de Humor (Vários Autores)


  História de humor é uma pequena seleção de vários autores nacionais renomados como Millôr Fernandes, Luis Fernando  Verissimo até Stanislaw Ponte Preta. O objetivo desta pequena obra é incentivar a criançada a ler, foi distribuída nas escolas públicas como parte de um programa do MEC (literatura em minha casa).  As ilustrações ficam a cargo de Adalberto Cornavaca.
















Na Minha Opinião De Merda... Levando em conta que é um livro infanto juvenil para incentivar a molecada a ler, é simples, bem montado com bons autores. Nunca fui muito fã dos grandes nomes brasileiros nem da literatura nacional, mas admito que esse pequeno livro me fez rir bastante com umas estórias, como Garoto Linha Dura de Ponte Preta, refletir um pouco O Homem Da Cabeça De Papelão de João do Rio entre outras. Mas devo destacar A Nova Califórnia de Lima Barreto, que não achei nem um pouco engraçado, me refletir sobre a ganância humana, mas li e reli e não entendi o que esta estória está fazendo  num livro de humor, pois, no meu ver é uma estória macabra e nada engraçada. Posso estar errado, mas é um pouco difícil incentivar os jovens a ler livros nacionais que geralmente são antigos, onde a linguagem é diferente. É mais fácil convencer uma criança a ler Harry Potter, que tem uma linguagem direta com ela do que com Machado de Assis que é preciso ser lido com um dicionário ao lado. Não quero desmerecer nossos grandes escritores, mas a literatura brasileira precisa de mais opções, opções novas. Mas, no geral é um bom livro, muito bem montado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário